domingo, 22 de maio de 2016

O que é preciso para ler e compreender

Conheça o programa que trabalha as habilidades de compreensão e comunicação: 

O sucesso na leitura depende do desenvolvimento de várias habilidades linguísticas relacionadas à decodificação, fluência e compreensão da linguagem.

Em muitos casos, problemas na compreensão de um texto podem ser resultado de dificuldades na decodificação e falta de fluência na leitura. Mas muitas crianças parecem não conseguir interpretar o que está escrito mesmo lendo fluentemente. Isso pode ser resultado de um déficit na compreensão da linguagem – outro fator fundamental para o sucesso da leitura.

Quando a alfabetização geralmente ocorre dentro do tempo, o problema pode demorar a ser reconhecido ou ser confundido com déficit de atenção. Isso porque crianças com dificuldade no processamento das informações verbais são geralmente desatentas durante as explicações e parecem cometer erros de desatenção na hora de responder as atividades.

Também costumam apresentar respostas confusas; não conseguem contar de uma forma clara aquilo o que leram ou aprenderam; têm memória verbal fraca e vocabulário pobre para a idade; costumam interpretar de forma literal as expressões, têm dificuldade em entender mensagens implícitas e conceitos abstratos. O fato de se expressarem mal costuma trazer prejuízo acadêmico geralmente a partir do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, quando o desempenho do aluno começa a depender mais da formulação e expressão de ideias.

Uma avaliação das habilidades linguísticas e uma intervenção adequada são fundamentais na superação das dificuldades de compreensão e expressão. Se você percebe que as complexidades da linguagem são um desafio para o seu filho, considere um programa de intervenção criado a partir do diálogo entre a comunicação social, a linguística e a neurociência, com jogos e exercícios inspirados em estratégias de compreensão utilizadas com sucesso por especialistas ao redor mundo.

O que é trabalhado para ganho de fluência e construção de sentido:

Decodificação:
Consciência fonológica, ritmo, atenção visual e habilidades visomotoras
Fluência:
Automaticidade, prosódia, repetição
Compreensão:
vocabulário, técnicas de visualização, raciocínio verbalexpressão oral e escrita, linguagem figurativa, habilidades de fazer inferências, criar relações e estabelecer importância.

** Se você é professor e gostaria de aumentar o interesse da turma pela língua e pela leitura, considere uma capacitação que vai te ajudar a aplicar estratégias de desenvolvimento da linguagem oral e escrita entre crianças do ensino fundamental.

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