Conheça o programa que trabalha as habilidades de compreensão e comunicação:
O sucesso na leitura depende do desenvolvimento de várias habilidades linguísticas relacionadas à decodificação, fluência e compreensão da linguagem.
|
Em muitos casos, problemas na compreensão de um texto podem ser resultado de dificuldades na decodificação e falta de fluência na leitura. Mas muitas crianças parecem não conseguir interpretar o que está escrito mesmo lendo fluentemente. Isso pode ser resultado de um déficit na compreensão da linguagem – outro fator fundamental para o sucesso da leitura.
Quando a alfabetização geralmente ocorre dentro do
tempo, o problema pode demorar a ser reconhecido ou ser confundido com déficit
de atenção. Isso porque crianças com dificuldade no processamento das
informações verbais são geralmente desatentas durante as explicações e parecem
cometer erros de desatenção na hora de responder as atividades.
Também costumam apresentar respostas confusas; não
conseguem contar de uma forma clara aquilo o que leram ou aprenderam; têm
memória verbal fraca e vocabulário pobre para a idade; costumam interpretar de
forma literal as expressões, têm dificuldade em entender mensagens implícitas e
conceitos abstratos. O fato de se expressarem mal costuma trazer
prejuízo acadêmico geralmente a partir do terceiro ou quarto ano do ensino
fundamental, quando o desempenho do aluno começa a depender mais da formulação
e expressão de ideias.
Uma avaliação das habilidades linguísticas e uma
intervenção adequada são fundamentais na superação das dificuldades de
compreensão e expressão. Se você percebe que as complexidades da linguagem são
um desafio para o seu filho, considere um programa de intervenção criado a partir
do diálogo entre a comunicação social, a linguística e a neurociência, com jogos e exercícios inspirados em estratégias de compreensão utilizadas com sucesso por especialistas ao redor mundo.
O que é trabalhado para ganho de fluência e construção de sentido:
Decodificação: Consciência fonológica, ritmo, atenção visual e habilidades visomotoras |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário